Em Gravataí, famílias em vulnerabilidade social enfrentam pobreza e violação de direitos. O projeto, em parceria com a Rede e comércios locais, direciona alimentos e apoio a famílias necessitadas, com estudos de caso e encaminhamentos responsáveis, fortalecendo a comunidade e a segurança alimentar.
O Fortalecimento da Cidadania: Eis que tudo transformei
Resumo do projeto
Proposta
Em parceria com a Rede e comércios locais, a Acadêmicos de Gravataí irá direcionar alimentos a famílias em vulnerabilidade na cidade de Gravataí/RS, fortalecendo a comunidade e a segurança alimentar.
Premissas
Necessidade de espaço físico e materiais; realização das atividades pré-definidas; conclusão dentro do prazo estabelecido.
Justificativa
O assistencialismo por si só não supre a necessidade alimentar; é preciso efetivar políticas públicas e leis de forma horizontal, emancipando pessoas em vulnerabilidade.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
- Oportunizar às famílias acessos, fortalecendo o cuidado e diminuindo índices de violência e exclusão social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover ética, paz, cidadania, direitos humanos e democracia, informando sobre direitos assegurados;
- Promover desenvolvimento econômico e social; combater pobreza e violência em situações de vulnerabilidade;
- Oportunizar espaço de troca de vivências e fortalecer redes de apoio.
Atividades
Encontros presenciais em formato de acolhimento, visitas domiciliares, rodas de conversa, entrega de donativos e encaminhamentos responsáveis.
Resultados
Metas: atender até 10 famílias entre outubro/2025 e março/2026; reduzir vulnerabilidades por meio de acesso a direitos e suporte psicossocial.
